Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre. Paulo Freire

O QUE HÁ DE NOVO?
Carregando...

Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro - Itaperuna
Rua Aloísio Dias Moreira, 320 - Itaperuna - RJ
CEP: 28300-000
Telefone: (22)3822-8810
E-mail: faeterjitaperuna@faetec.rj.gov.br

Missão da FAETEC
A Fundação de Apoio à Escola Técnica – FAETEC - tem como missão produzir sistematicamente e socializar o saber científico, filosófico, artístico, cultural e tecnológico, ampliando e aprofundando a formação de seu alunado para o exercício competente da profissão. A FAETEC, inserida num contexto de mudanças constantes, tem uma visão holística voltada para uma educação emancipatória, para a indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão e da formação humana, que atenda às demandas sociais.

Missão do Curso de Pedagogia
Os Institutos Superiores de Educação da FAETEC, através de seu Curso de Pedagogia, têm a missão de formar profissionais para atender a demanda local da classe trabalhadora, no que tange à docência na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, e em cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.
Compreende-se a docência como ação educativa e processo pedagógico metódico e intencional, construído em relações sociais, étnico-raciais e produtivas, as quais influenciam conceitos, princípios e objetivos da Pedagogia, desenvolvendo-se na articulação entre conhecimentos científicos e culturais, valores éticos e estéticos inerentes a processos de aprendizagem, de socialização e de construção do conhecimento, no âmbito do diálogo entre diferentes visões de mundo.

Objetivos do Curso
O Curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura, por meio de estudos teórico-práticos, investigação e reflexão crítica, deverá propiciar:
• o planejamento, execução e avaliação de atividades educativas; 
• a aplicação ao campo da educação, de contribuições, entre outras, de conhecimentos como o filosófico, o histórico, o antropológico, o ambiental-ecológico, o psicológico, o lingüístico, o sociológico, o político, o econômico, o cultural;
• o conhecimento da escola como organização complexa com função de promoção de uma educação para e na cidadania;
• o desenvolvimento da pesquisa, analisando e aplicando os resultados de investigações de interesse da área educacional;
• a participação na gestão de processos educativos e na organização e funcionamento de sistemas e instituições de ensino.
A partir de todas estas perspectivas, o curso destina-se a formar professores para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino fundamental, nos Cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos, como também, elevar o nível de competência dos professores que já estão atuando no exercício do magistério.

Identificação do Curso
Denominação: Graduação em Pedagogia – Licenciatura (Conforme o Art.4º da Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006, o “Curso de Licenciatura destina-se à formação de professores para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos”.)
Título conferido: Licenciado em Pedagogia
Duração do Curso: 07 semestres ou 3 anos e meio
Integralização de estudos: mínimo 07 períodos (3 anos e meio)  e máximo de  11 períodos (5 anos e meio).