Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre. Paulo Freire

O QUE HÁ DE NOVO?
Carregando...

FAETERJ Itaperuna oferece 245 vagas em Cursos de Extensão Universitária

Foto: Professora Malvina Macedo e estudantes de Metodologia da Matemática/Divulgação
Tiveram início na terça-feira (04/03/2014), os Cursos de Extensão Universitária ofertados pela FAETERJ-Itaperuna aos alunos e a comunidade local e circunvizinha no 1º semestre de 2014.

Ao todo são sete Projetos de Extensão Universitária, distribuídos em duzentos e quarenta e cinco vagas, com objetivo de proporcionar aos participantes que buscam em pouco tempo, uma forma de se atualizar, melhorar e complementar sua formação e desenvolver competências técnicas, gerenciais e estratégicas com intuito de se qualificar e melhorar seu desempenho profissional.

Estão sendo desenvolvidos os seguintes projetos de extensão:
  • Uma (re)leitura da Lei de Diretrizes e Bases Nacional (Lei nº 9.394/96) e do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90): numa versão teórico-prática para a participação em concursos da área educacional
  • Formatação de Monografias/Trabalhos Acadêmicos-Científicos
  • Educação e Produção Científica
  • Práticas Pedagógicas: um olhar cinematográfico
  • Bases referenciais, teóricas e metodológicas sobre desenvolvimento e aprendizagem
  • Produção de Texto Acadêmico-científico
  • Trabalhando a Geometria nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental



Foto: Professora Raquel Meiber e estudantes de LDB/ECA

Definidos cursos que serão avaliados no Enade 2014

Foto: Reprodução/Internet
Os cursos que serão avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2014 foram divulgados nesta segunda-feira (17), por meio da Portaria Normativa nº 8, publicada pelo Ministério da Educação (MEC). Dentre eles está a Licenciatura em Pedagogia.
O Enade funciona em ciclos, avaliando os estudantes quando ingressam na educação superior e quando concluem seus cursos. De acordo com a portaria, a prova será aplicada no dia 23 de novembro, às 13h.
O exame afere o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos. O exame é obrigatório para os selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar.
A exemplo da edição anterior, o participante que deixar o local de prova antes de uma hora do início da aplicação estará impedido de assinar a lista de presença e será considerado ausente. Assim, responderá pelas mesmas consequências daquele que não compareceu e ficará em situação irregular em relação ao exame.
As provas do Enade são elaboradas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a partir do Banco Nacional de Itens da Educação Superior (BNI). O BNI é produzido por docentes selecionados em chamada pública, que deverá ocorrer até o dia 30 de abril.
Acesse aqui a Portaria Normativa nº 8.
Acesse aqui e veja provas dos anos anteriores.

por Fabiana Pelles
Fonte: INEP

FAETERJ Itaperuna recebeu a Pastoral Universitária

Foto: Divulgação
No dia 13 de março a FAETERJ Itaperuna, recebeu os representantes da Pastoral Universitária para celebração de um momento ecumênico, com o intuito de levar a palavra de fé para os universitários de todas as Instituições de Ensino do município.