Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre. Paulo Freire

O QUE HÁ DE NOVO?
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Vestibular FAETEC 2011/1

Estão abertas as inscrições do Vestibular para o curso de Pedagogia da FAETEC para o 1º semestre de 2011.
Os interessados devem acessar http://www.faetec.rj.gov.br/ no link Processo Seletivo FAETEC 2011.1 - Inscrição Aqui! onde, além do formulário de inscrição,  são encontrados os Manuais com todas as orientações sobre cada segmento, quadro de vagas, calendário, entre outras informações sobre o concurso.
As inscrições acontecem até 10 de novembro de 2010, exclusivamente, pela internet. Para facilitar o acesso dos candidatos à internet, a Faetec oferecerá atendimento gratuito nos pólos do programa Faetec Digital, relacionados nos editais.
Para facilitar o processo de inscrição, o candidato deve ler o manual e preencher o formulário de acordo com as orientações. Estes documentos estão disponíveis no site.
Os candidatos às vagas do ensino superior deverão, além de preencher o formulário, imprimir o boleto bancário e em seguida, pagar a taxa de inscrição de R$ 38, na rede bancária, o que automaticamente confirmará o processo. As provas objetivas, para os níveis de ingresso através de concurso, serão no dia 19 de dezembro em horário e local a serem definidos nos cartões de confirmação de inscrição.
Participe! Inscreva-se!

Estrutura Curricular do Curso de Pós-graduação

Fazer a diferença!

Conforme a Resolução CNE/CES nº1, de 8 de junho de 2007, que estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação, o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Alfabetização e Letramento do ISE – Itaperuna destina-se aos portadores de diploma de curso superior devidamente reconhecido por qualquer um dos Conselhos Estaduais de Educação ou pelo Ministério da Educação e Cultura, sendo este curso voltado exclusivamente para os graduados em cursos de Licenciatura, também devidamente reconhecidos. O Curso em relevo tem duração de 520 (quinhentas e vinte) horas, vindo receber o certificado, ao final do Curso, o aluno que tiver obtido aproveitamento segundo os critérios de avaliação previamente estabelecidos, assegurada, nos cursos presenciais, pelo menos, 75% (setenta e cinco por cento) de freqüência. (Art.7º, CNE/CES nº01/2007)
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Ficha técnica do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Alfabetização e Letramento

Área: Educação.
Denominação: Pós-Graduação Lato Sensu em Alfabetização e Letramento.
Duração: 3 semestres letivos.
Carga horária do curso: 520 (quinhentas e vinte) horas. Serão computadas fora das 480 h.a., mais 40 horas de Estágio.
• A carga horária destinada à elaboração de TCC está fora da carga horária destinada as disciplinas curriculares presencias, pois implica em trabalho individual, domiciliar..
• A disciplina Pesquisa em Educação será destinada a orientar o desenvolvimento e elaboração do TCC..
• Essas atividades estarão articuladas a todas as áreas previstas e são obrigatórias para a integralização curricular, embora esta orientação deva ocorrer, também, no interior de todas as disciplinas do curso.
Tempo de integralização
Mínimo: 3 semestres letivos
Máximo: 5 semestres letivos
Número de vagas
Semestrais: 90 vagas; sendo 60 para o turno noturno e 30 para o turno matutino.
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Público-alvo
Portadores de diploma de curso superior devidamente reconhecido por qualquer um dos Conselhos Estaduais de Educação brasileiros ou pelo Ministério da Educação e Cultura, sendo este curso voltado exclusivamente para os graduados em cursos de Licenciatura, também devidamente reconhecidos conforme órgão regulamentador. Assim, o curso destina-se a graduados em Letras, Pedagogia, Normal Superior – Formação de Professores do Pré-escolar e do Primeiro Segmento do Ensino Fundamental – e demais profissionais formados em licenciaturas.

Pós-Graduação Lato Sensu em Alfabetização e Letramento

O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Alfabetização e Letramento do Instituto Superior de Educação de Itaperuna abre a possibilidade de ampliar a discussão e a reflexão acerca dos aspectos históricos, culturais e sociais da realidade regional na área da educação e da formação dos profissionais para educação básica, atentando-se às exigências da sociedade tanto em termos culturais, econômicos, políticos, sociais quanto ao profissional que vem formando.
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Norteia-se o presente curso pelo compromisso com uma educação de qualidade, voltada ao desenvolvimento de uma prática pedagógica significativa capaz de alterar e atuar como veículo de crítica social. Entendendo a premência de uma formação continuada, este curso de Pós-Graduação do Instituto Superior de Educação de Itaperuna pretende dar continuidade à formação de professores, voltando-se agora ao âmbito de estudos posteriores à formação reservada às Licenciaturas.
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Permanece aqui a importância da relação entre teoria e prática, entre educação e formação de uma consciência cidadã. Desta forma, o curso destina-se a dar continuidade à interconexão entre ensino e pesquisa, de forma a atingir um nível de complexidade analítica maior. Para tal, o presente curso pretende não só acrescentar em conhecimento e formação profissional aos recém-graduados, como, acima de tudo, ser veículo de atualização de ensinamentos e práticas renovadas aos profissionais da educação já atuantes há mais tempo.
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A proposta teórica do curso corrobora a perspectiva enunciada por Madga Soares (2004, p.14), para quem "Dissociar alfabetização e letramento é um equívoco porque, no quadro das atuais concepções psicológicas, lingüísticas e psicolingüísticas de leitura e escrita, a entrada da criança (e também do adulto analfabeto) no mundo da escrita ocorre simultaneamente por esses dois processos: pela aquisição do sistema convencional de escrita – a alfabetização – e pelo desenvolvimento de habilidades de uso desse sistema em atividades de leitura e escrita, nas práticas sociais que envolvem a língua escrita – o letramento”. Assim, estes se apresentam como não sendo “processos independentes, mas interdependentes, e indissociáveis: a alfabetização desenvolve-se no contexto de e por meio de práticas sociais de leitura e de escrita, isto é, através de atividades de letramento, e este, por sua vez, só se pode desenvolver no contexto da e por meio da aprendizagem das relações fonema–grafema, isto é, em dependência da alfabetização”.
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Estamos cientes, como aponta Creso Franco (2004, p.32), de que durante os últimos anos os indicadores educacionais do Brasil nos mostram “melhoras significativas, com destaque para o número médio de anos de escolaridade da população brasileira, para a taxa de escolarização líquida da população brasileira entre 7 e 14 anos e para a expansão do ensino médio”. E, entendemos, a partir daí que a formação continuada em nível de pós-graduação vem contribuir ainda mais – e de forma cada vez mais significativa – com este processo de tentativa de diminuição da carência educativa formal da qual somos tão historicamente ligados.
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Desta forma, o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Superior de Educação de Itaperuna possui os seguintes objetivos fundamentais:
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• compreender a natureza científica da alfabetização e letramento, na aquisição da leitura e da escrita;
• relacionar ensino e pesquisa no processo de aprendizagem e aquisição da língua materna;
• viabilizar fundamentação teórica e autores contemporâneos à aquisição da leitura e da escrita;
• identificar e valorizar o letramento como ponto de partida para o trabalho de aquisição da leitura e da escrita.

Fonte: FAETEC/RJ

Instituto Superior de Educação de Itaperuna

Contato
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Cursos
Graduação em Pedagogia
Especialização em Alfabetização e Letramento

Processo seletivo
Vestibular Semestral